16 de abril de 2008

Selo Reciclar é preciso! Faça sua ecobag no meio da rua....


Você já pensou em fazer sua ecobag??? Pois agora dá!!!
Eu tava andando pela bloglândia e dei de cara com um negocinho super mega legal !!!
O Furoshiki é uma bag que você pode fazer, sozinha, no meio da rua, na hora que precisar usar!!! Fica igual a essa aí, ao lado na foto...
Basta ter um lenço ou tecido grande e....amarrar... isso mesmo AMARRAR!!!

Vai aí a história do paninho:
"Furoshiki
É um "pano para embalagem e transporte" utilizado no Japão desde tempos antigos. Ele aparece em escritos do Período Nara (710 a 794)como Tsutsumi (trouxa) referindo-se a um pano usado para acondicionar os tesouros guardados em Shoso-in, Tesouro Imperial no templo Todai, na Província de Nara.
Embora existam várias teorias sobre o seu nascimento, uma história comum volta ao Período Muromachi (1338 a1573), quando o Shogun Yoshimitsu Ashikaga construía um ōyudono (uma grande banheira) para entreter senhores feudais. Os senhores embrulhavam suas roupas num pano que tinha o brasão da família impresso para distinguir a sua própria roupa do outro, e após o banho, ele era usado para forrar o chão em cima do qual se trocavam. Tornou se comum no Período Edo (1603 a 1867), juntamente com a popularização do sento (banhos públicos). No entanto, o seu uso diminuiu com a introdução de sacos ocidentais após o Período Meiji (1868-1912).
Atualmente, como os problemas ambientais estão sendo noticiados em todos meios de comunicação, o furoshiki está atraindo renovada atenção, pois ele pode ser presenteado e reutilizado várias vezes, inclusive incentivado pela Secretaria de Meio Ambiente do Japão, há dois anos."

O Furoshiki foi comentado na Revista Gloss desse mês e você pode ver mais coisas pra se fazer com seu pano no blog Superziper. Lá as meninas mostram em vídeo o jeito certo de fazer varias formas pra você carregar suas coisas na rua, ou até fazer embrulhos pra dar de presente pra alguém.
O curso de Furoshiki está sendo ministrado na Fundação Japão. Mais detalhes acesse o site: Fundação Japão

Bjks pra todos, divirtam-se!!!! 

3 comentários:

Ana disse...

Ameiii Pri...
Ficou completíssima a "matéria"!
Vou postar o selo tmb , direcionando as maricotas p o seu Blog.
Parabéns!!
Bjooos!!

Lica - Dei Sorteee disse...

adorei seu blog..
já tá linkada lá no blog ;)
passa lá..

---
bjs

Anônimo disse...

Priiiii!!!
O esmalte tá lá no blog!!!

Desculpa a demora em postar!!!

Beijos,